1 - O MOVIMENTO ESTUDANTIL DA AGRONOMIA
Autor: Agrônomo Claudinei Chalito.
O Movimento Estudantil da Agronomia teve início há mais de 40 anos. A primeira organização Estudantil ocorreu juntamente com os Estudantes de Medicina Veterinária, onde foi criada em 1951, a União dos Estudantes de Agronomia e Veterinária do Brasil (UEAVB), durante o II Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia e Veterinária. Esta organização durou somente até 1955, onde os Estudantes de Agronomia criaram sua própria organização. Ocorreram de 1950 até 1953, os Congressos Nacional dos Estudantes de Agronomia e Veterinária. Em 1954, os Estudantes de Agronomia realizaram o seu primeiro congresso, na época CBEA – Congresso Brasileiro de Estudantes de Agronomia. Durante o II CBEA foi criado o Diretório Central dos Estudantes de Agronomia do Brasil (DCEAB).
Nos seus primeiros congressos, os Estudantes aproveitaram para fazerem atividades de integrações culturais, esportivas e grande parte do evento usaram para apresentar trabalhos científicos (semelhante hoje ao CBICCA - Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias). Do segundo congresso em diante começaram a surgir discussões e propostas com relação a qualidade de ensino agrícola, Reforma Agrária, etc. Se fez paralelo, no final da década de 50, Seminários sobre Ensino Agrícola.
O DCEAB sofreu duros golpes durante o regime militar, onde a exemplo da União Nacional dos Estudantes (UNE) e outros Movimentos Sociais Populares, em 1968 caiu na clandestinidade, através do Ato Institucional número 5 (AI-5). Este decreto proibiu a reunião de pessoas para fins políticos. Ocorreu ainda, prisão de líderes estudantis e o roubo dos materiais de arquivos. As atividades dos Estudantes de Agronomia foram quase totalmente interrompidas entre os anos de 1968 e 1971. O Movimento Estudantil da Agronomia, porém, não foi dispersado como um todo.
Continuou organizando-se escondido por causa da repressão. E nisto, outros cursos tiveram dificuldades de se encontrarem. Com a UNE foi ainda mais rigoroso, pois qualquer mobilização era super vigiada e isto não dava condições de se mobilizar. Em 1972 realizou-se o 15º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia - 15º CONEA, em Santa Maria/RS. Neste evento se retoma o Movimento a nível nacional, com a criação da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB. A FEAB parece ter início, numa história “corporativista”, específica de sua área. Discutia muito fortemente as questões relativas ao curso, formação profissional, outras questões “corporativas” que os Estudantes queriam, sobre o que fazer no seu emprego e até mesmo onde trabalhar.
![]() |
Claudinei Chalito |
O Movimento Estudantil passou a se desenvolver segundo uma concepção própria de movimento. Os temas que vieram ser desenvolvidos após o final da década de 70 e início dos anos 80 foram principalmente: Agricultura Alternativa, Iniciação Científica, Currículo e Formação Profissional, tendo continuidade os fóruns esportivos e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário