I Encontro dos Ex- FEAB.

I Encontro dos Ex-FEAB: Brasília, 02 e 03 de Junho de 2012.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Gomercindo Rodrigues

Pantaneiro das fronteiras, de Caracol, no Mato Grosso do Sul, Gomercindo Clóvis Garcia Rodrigues foi da primeira turma da Faculdade de Agronomia de Dourados, onde iniciou a vida política ao fundar e dirigir o Centro Acadêmico de Agronomia de Dourados - CAAD. Também participou da fundação do DCE da UFMS e do Congresso de Refundação da UNE, em Salvador, em 1979. Participou das atividades de revisão do currículo da Agronomia, numa iniciativa conjunta da FEAB e FAEAB e da mobilização dos estudantes de Agronomia contra a instalação de usinas de álcool no Pantanal.

Pelo “crime ” de editar um jornal interno no Centro Universitário e incluir seu artigo sobre os desaparecidos políticos, respondeu a longo inquérito policial, em 1979. Poucos dias depois dos depoimentos, foi ameaçado de morte por um dos policiais. Então, Gomercindo publicou, na edição seguinte desse jornal, a transcrição completa da ameaça contra ele.

Ao contrario de seus colegas, não conseguiu emprego em órgãos públicos, devido a sua ação política. Vendo-se desempregado, foi para o Acre a procura de trabalho e lá ficou, até 1985. A partir do ano seguinte, passou a assessorar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e o Conselho Nacional de Seringueiros, então em fase de instalação. Com o apoio político de Chico Mendes, trabalhou na criação da Cooperativa Agroextrativista de Xapuri. Para viabilizar a cooperativa, trilhou milhares de quilômetros de floresta e participou de vários “empates ” contra o desmatamento de seringais, inclusive do último dirigido por Chico Mendes, em 1988.

Atualmente, após formar-se em Direito, Gomercindo Rodrigues também atua junto aos movimento popular em defesa dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário