I Encontro dos Ex- FEAB.

I Encontro dos Ex-FEAB: Brasília, 02 e 03 de Junho de 2012.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mandela - Cruz das Almas

Mandela, o segundo da esquerda para direita.

Mandela – Nasceu junto com a FEAB
MANDELA. Em agosto de 1972 nascia Luiz Cláudio, menino que mais tarde se tornaria o jovem Mandela. Com a mesma idade que a FEAB, chega a Cruz das Almas em junho de 1992, vindo da capital para cursar agronomia num dos mais conservadores cursos da Universidade Federal da Bahia. Era um período de mudanças na universidade, na política Brasileira e na sociedade mundial.
Todos esses fatores determinaram que o jovem soteropolitano, negro e pobre, que vinha da militância no movimento estudantil, partidário, pastoral e de bairro, se transformasse no Mandela da agronomia. O militante que já na primeira semana de aula participou dos atos de fora Collor, de imediato se envolveu no grupo de agricultura alternativa, que no final do primeiro semestre entrou na coordenação regional V da FEAB, ficando por duas gestões. Que militou durante cinco anos na federação, participando de cinco Conea’s, cinco CBICCA’S, três congressos da UNE, ajudou na construção de vários ERAA’s, EIV’s. 
Contribuiu também de forma definitiva na aproximação da FEAB com os movimentos sociais, participando da construção do estágio FEAB/CUT no sul do Brasil e no seminário nacional de metodologias na parceria FEAB/MST em Santos no ano de 1996. E ainda, do fortalecimento do movimento de área, trazendo para o movimento geral uma nova perspectiva de fazer movimento estudantil.
DE 1992 a 1997 - Mandela foi estudante de agronomia, fazendo toda militância mesclada com processos de formação profissional: Nas salas de aula, nos laboratórios, junto aos camponeses, aos estudantes já que também foi educador do município para garantir sua sobrevivência. Fez pós-graduação em direito agrário e também em Educação Ambiental, concluindo o mestrado na Universidade Federal da Bahia no ano de 2005 em Política e Desenvolvimento Rural.
Enfim, Mandela é um militante social que hoje se encontra na coordenação nacional da Cáritas Brasileira, atuou no MST, assessorou e assessora pastorais, sindicatos de trabalhadores rurais e ong’s, tudo na perspectiva da articulação e mobilização do povo brasileiro para a construção de um projeto popular para o Brasil.

Um comentário: