I Encontro dos Ex- FEAB.

I Encontro dos Ex-FEAB: Brasília, 02 e 03 de Junho de 2012.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Celso Lisboa de Lacerda

Celso Lacerda - Pres. INCRA
Em 1982 eu cursava um curso preparatório para o vestibular em São Paulo e tinha interesse em fazer o vestibular apenas em escolas públicas (O dinheiro era muito curto). Naquela época os vestibulares das Universidades do Estado de SP tinham as datas coincidentes e eu me inscrevi apenas na UNESP/Botucatu. Consegui me inscrever no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG), que não era coincidente.Um amigo nosso foi fazer a inscrição, no local (na época os meios de comunicação eram restritos). Somente no dia da matricula é que soubemos que estavámos entrando na primeira turma do curso de Agronomia.
Nossa turma era de pessoas muito jovens, ingênuas, despolitizadas, cujo objetivo final era o diploma. Após alguns meses de curso apareceu um tal de "Carniça" (Osvaldo, hoje trabalhando na UNESP, e trabalhou no INCRA/SP, durante o Governo Lula). Era coordenador da FEAB regional (ESALQ). Foi fazer uma avaliação do curso. Resumo: o curso era péssimo, tinhamos aula de microbiologia Agrícola com um dentista e assim por diante. Organizamos o Centro Acadêmico, da qual fui o primeiro Presidente. Fui representar o curso no Congresso Brasileiro de Agronomia em Recife em Set/1983. Lembro-me bem de que duas pautas polêmicas foram a Reforma Agrária e a Agricultura "biodinâmica". A partir daí tivemos o apoio do Valdo Cavalet da FAEAB/Curitiba (hoje professor da UFPr), além do "Carniça", nas negociações com a UEPG, que nos desprezava completamente.
O resultado foi o desencadeamento de uma greve em 1985, onde já tinhamos 5 turmas (em torno de 200 alunos), que durou 6 meses. O marcante foi que esta Universidade, apesar da idade, nunca tinha visto uma greve deste porte. Essa greve foi determinante para a "construção do curso de Agronomia da UEPG). Foi daí que disponibilizaram a Fazenda Escola. Criaram o campus, onde o bloco da Agronomia foi a primeiro a ser construido, fizeram concurso para professores.
Me formei em 1987 e durante todo o período universitário acabei militando no movimento estudantil. Confesso que foi sem querer. Este período foi muito importante na minha formação. Aprendi e amadureci muito neste período.
Confesso que até hoje o que orienta minhas ações são os propósitos de transformações, que normalmente estão presentes nos espíritos de jovens estudantes universitários.
Veja mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário