I Encontro dos Ex- FEAB.

I Encontro dos Ex-FEAB: Brasília, 02 e 03 de Junho de 2012.

terça-feira, 22 de maio de 2012

ROBERTO CARBONERA - Santa Maria


Roberto Carbonera

Meus caros amigos, amigas, companheiros e companheiras:
               Estou muito grato com o movimento de fortalecimento da FEAB, que levará, certamente, ao revigoramento da CONFAEAB. Aprendi muito com o movimento e sou um apaixonado pela Agronomia. Tenho muito orgulho de ter militado no movimento estudantil por ocasião da abertura democrática e derrubada da ditadura militar. Minha militância na Agronomia foi umbilicalmente ligada com o despertar de consciência sobre as desigualdades sociais e necessidades de mudanças políticas e de transformação da sociedade.
               Nossa atuação no movimento estudantil nos levou à reconquista das organizações de cursos, através de Centros e, ou Diretórios Acadêmicos. Realização de eleições diretas para o DCE. Conquista da Casa de Estudantes pelas mulheres. A luta pelo não aumento das passagens de ônibus e refeições. Nossas marchas contra a privatização das Universidades Federais e democratização da universidade, em Santa Maria, RS, nos levou à coordenação da FEAB, na Gestão 82/83.
          Nossa indicação para a coordenação da FEAB aconteceu no CONEA de Florianópolis no glorioso julho de 82. Após noites mal dormidas, pelos desafios e implicações desta decisão, tivemos amparo, apoio, solidariedade e generosas contribuições dos companheiros de Floripa e de muitos centros acadêmicos do país. Nossa equipe de trabalho composta por Elena, Brust, Beto, Ivar, Rubens, Pedro e muitos outros e outras nos deram sustentação à gestão.
               Saímos de Florianópolis com a “Plataforma de reivindicações dos Estudantes de Agronomia” para ser implementada ao longo do ano. Conseguimos a façanha de sermos recebidos pela Ministra de Educação, à época, Esther de Figueiredo Ferraz. Apresentamos nossa plataforma e enfatizamos a necessidade de rediscutir o currículo mínimo, apresentado pela comissão de especialistas. Viajamos por todo nosso país com nossas reivindicações, promovendo a mobilização e fortalecimento do movimento. Cabe destacar um roteiro de visitas a escolas que durou dezoito dias e dormimos quinze noites em ônibus, deslocando-se de uma escola para outra. Participamos da organização das Agronomíades em Mossoró, RN e do CONEA de Cuiabá, MT, quando assumiu a gestão o Mané e demais companheiros.
Olívio Dutra, Carbonera e Lula
            Como profissional, atuei por dez anos na Cotrijuí, cooperativa agrícola, na promoção da diversificação da produção agropecuária. Fui presidente da Fundação de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) na gestão do companheiro Olívio Dutra, 1999/2002. Ocasião em que implantamos um projeto de revitalização da pesquisa agropecuária gaúcha. Como professor do Curso de Agronomia da UNIJUI, atuamos para formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da agricultura e participei ativamente na implantação de um Curso de Medicina Veterinária.
        Enfim, tenho muita satisfação de participar de uma geração comprometida com a transformação social. Ver nosso país mais justo, menos desigual, mais incluído, autônomo, soberano e melhor para se viver nos dá a certeza de que a luta valeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário