I Encontro dos Ex- FEAB.

I Encontro dos Ex-FEAB: Brasília, 02 e 03 de Junho de 2012.

terça-feira, 8 de maio de 2012

João da Costa Bezerra Filho


João da Costa - Prefeito de Recife

João da Costa Bezerra Filho nasceu em Angelim, no Agreste pernambucano. Chegou ao Recife na década de 70 para estudar. Cursou Agronomia na UFRPE e Administração de Empresas na UFPE. Nessa época, teve início sua militância estudantil nos diretórios das universidades. Foi diretor do DCE da Federal, presidente do DCE da Rural, coordenador-geral da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e diretor da UNE.
Ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) em 1982. Em 2001, João da Costa assumiu a Secretaria do Orçamento Participativo, criada na primeira gestão do PT na Prefeitura do Recife. Quatro anos depois, passou a comandar a Secretaria de Planejamento Participativo, focado em três eixos de trabalho: ampliação do processo do Orçamento Participativo; revisão do Plano Diretor da Cidade; e construção de um grande mapeamento das desigualdades do município – o Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife, premiado pela ONU.
Em 2006, foi eleito o deputado estadual mais votado da Capital Pernambucana, com mais de 65 mil votos. Nas eleições de 2008, se tornou prefeito do Recife vencendo o pleito no primeiro turno, com 51% dos votos.
Desde 2009 no comando da gestão municipal, João da Costa tem trabalhado para consolidar a economia local com base na prestação de serviços modernos, na valorização da cultura e no desenvolvimento do turismo, viabilizando obras estruturadoras e investindo em Habitação e em Saneamento.
João da Costa desenvolve uma política voltada a oferecer educação de qualidade, com foco na educação infantil e fundamental; ampliação dos serviços na área de saúde, com foco na assistência básica e de média complexidade; promove a cidadania e o acesso ao trabalho e a renda: e valoriza o servidor municipal;  otimiza a relação entre receitas e despesas;  e amplia o controle social nas políticas públicas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Recife
Veja mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário