I Encontro dos Ex- FEAB.

I Encontro dos Ex-FEAB: Brasília, 02 e 03 de Junho de 2012.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Jeanne Duarte - Recife


Ingressei na UFRPE em 1982, em Recife. Fui coordenadora geral do Diretório Acadêmico de Agronomia e também membro do DCE da Universidade.  O Recife assumiu a FEAB nacional em 1985, após a gestão do pessoal de Cuiabá (gestão do nosso amigo Mané, de Cuiabá).  As pessoas de Recife  que fizeram parte da gestão da FEAB, em 1985, foram:  eu (Jeanne Duarte), Flávio Duarte, João da Costa, Maria Emília (Mila), Antonio Carlos (Tonico) e Sérgio Vilela.
Para nós, estar fazendo parte da FEAB representava um compromisso muito importante com os nossos ideais de justiça social, de mudança na construção de um novo Brasil rural, de formação de um novo profissional de agronomia. Nossas bandeiras eram principalmente a Reforma Agrária, a Agricultura Alternativa (este foi o primeiro termo usado no nosso movimento estudantil, para caracterizar uma agricultura diferente do modelo predominante) e a formação de um novo profissional de agronomia (eclético e comprometido com as transformações que almejávamos).
Enquanto FEAB, visitamos a grande maioria das escolas de agronomia de todo o Brasil, levando as nossas bandeiras... o movimento nos deu oportunidade de conhecer várias realidades... várias culturas...nos colocou em contato com diversos profissionais engajados nessa luta, com vários movimentos sociais do campo.  Fizemos também muitos amigos!
Acredito que o nosso movimento estudantil da agronomia, considerando as  várias gerações, contribui u muito para a criação de programas públicos e organizações que atuam hoje com uma perspectiva de construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável e de fortalecimento da agricultura familiar.
Sou feliz por ter participado desse processo. Hoje, ainda moro em Recife-PE, atuo como consultora na área de associativismo, gestão social e desenvolvimento territorial rural sustentável. Sou sócia do IADH (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano); e  também me coloco em sintonia com atividades que buscam o desenvolvimento humano, espiritual, o autoconhecimento e a construção de uma cultura de paz.

Muita Paz para todos nós! Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário